terça-feira, 11 de maio de 2010

HP 50G : Limites

            Para o cálculo de limites o usuário deve estar familiarizado com a função Equation Writer (Shift Direito em seguida EQW ) para facilitar a montagem da equação. O processo a seguir será realizado com a calculadora operando em RPN. Para calcularmos o seguinte limite:





       Primeiro; Shift Direito e EQW. No Equation Writer digitamos a equação da seguinte forma;
Selecione tudo com a tecla da seta para cima e aperte Enter para colocar a equação na pilha ;

       Agora insira o valor para qual a váriável X tende. Aperte aspas:    (tecla que corresponde a letra "o" ), digite X= infinito (Shift esquerdo ou branco e a tecla do número 0) e de Enter para coloca-lo na pilha:


                Agora aperte Shift esquerdo, em seguida 4 para entrar no menu Calc e escolha a opção Limites & Series e depois Lim. Pronto a calculadora vai te dar o resultado que neste caso é  0.
              Se o exercício que vc estiver fazendo tiver X tende a -2 ( limite lateral pela esquerda ) basta vc inserir na HP 'X = 2-0', ou se for X tende a +2 (limite lateral pela direita ) basta inserir 'X = 2+0'.

Um comentário:

  1. Boa noite. Alguém sabe como calcular Limites com duas ou mais variáveis de uma função F(x,y) para X=2 e Y=3 para uma função qualquer ou seja calcular limites com mais variáveis e com valores DIFERENTES CADA NA HP 50G?????????????????????????

    ResponderExcluir